Conheça a eficácia da homeopatia

Publicado por Administrador

Categoria: Homeopatia

Publicado em 15/10/2015 17:32

Conheça a eficácia da homeopatia

A Homeopatia é uma ciência cujo princípio está baseado na cura pelos semelhantes.

 

Quando dizemos cura pelos semelhantes, dizemos que o homeopata indica o uso de substâncias que causariam os mesmos sintomas que a doença em seu corpo, só que como a medicação é administrada em doses muito reduzidas, elas têm a capacidade de estimular seu organismo a buscar o equilíbrio.

 

Nesta terapêutica  se trata o doente e não a doença. Ou seja, a enfermidade é concebida como um desequilíbrio interno, e dentro dos conceitos homeopáticos o especialista trata o indivíduo em sua globalidade, com a ajuda de medicamentos específicos, que são destinados a aumentar a capacidade curativa que o organismo possui.

 

A Homeopatia é a especialidade de tratamento que muito valoriza a interação entre o cliente e o homeopata. Desde a primeira consulta, até o final do tratamento, o paciente dirá quais os sintomas e sua intensidade. Será a partir desse relacionamento que o homeopata saberá, através do estudo das semelhanças, qual substância indicar para o paciente.

 

A diferença entre Homeopatia e Alopatia é que a primeira trata o doente segundo a “Lei da Semelhança” usando medicamentos que provocam sintomas parecidos com os provocados pela enfermidade, só que em doses diminutas.

 

Na Alopatia, que é a medicina tradicional, o medicamento provoca efeitos contrários aos sintomas provocados pela doença, buscando eliminá-la.

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA CIÊNCIA DA HOMEOPATIA

- Reorganiza a saúde humana conforme as leis básicas da natureza.

 

- Fortalece o sistema imunológico e previne doenças agudas.

 

- Facilita o tratamento das doenças crônicas.

 

- Favorece o aprendizado em todas as etapas e idades da vida.

 

- Resolve traumas mentais e emocionais antigos e recentes.

 

- Evita o uso de drogas e facilita o tratamento de vícios.

 

- Harmoniza a pessoa e reduz os índices de violência.

 

- Reequilibra a genética humana.

 

- Ajuda a manter o ser vivo saudável.

 

- Possibilita que as pessoas tomem mais consciência de seus atos.

 

- Permite o aumento da qualidade de vida.

 

- Propicia o rejuvenescimento em qualquer fase da vida.

 

- Diminui a incidência de epidemias e doenças em todos os reinos.

 

- Integra os seres vivos entre si, permitindo um convívio equilibrado.

 

- Os remédios são extremamente baratos e sem resíduos químicos.

 

- Não polui o meio ambiente e reorganiza os ecossistemas em geral.

 

- Complementa o sistema de saúde vigente.

 

HISTÓRIA DA HOMEOPATIA BRASILEIRA

A Homeopatia vem sendo usada e praticada pelos brasileiros como domínio doméstico, familiar, caseiro e público em geral, a partir da segunda metade do século XIX, desde 1850, todo o século XX e no início atual XXI.

 

Em 1980, como o CFM reconheceu a Homeopatia como uma especialidade médica, os médicos homeopatas tentaram reivindicar a exclusividade desta ciência para a classe médica. Durante uma mais de uma década houve inúmeras denúncias de “Associações de médicos homeopatas” visando suprimir ensino da Homeopatia pela Universidade Federal de Viçosa e apoiado pela ATENEMG. 
Finalmente, a Justiça Brasileira, através da Procuradoria da República, em decisão histórica, “resolveu que a Homeopatia não é uma prática exclusiva dos médicos”.

 

Também a AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 2006.71.00.033780-3/RS provocada pelo SIMERS, Sindicato Médico do Rio Grande Do Sul, A Advocacia Geral da União, Brasileira, afirmou: “Com relação à Homeopatia o seu exercício por profissionais não médicos está previsto pela Lei n° 5.991/73”. Porto Alegre, RS. 21/09/2009.

 

Estas duas determinações da Justiça Federal Brasileira confirmaram o uso popular e secular da Homeopatia no Brasil há quase dois séculos. Assim, hoje  qualquer pessoa pode estudar e praticar a Homeopatia com base nas decisões da Justiça Federal e da Lei 5991/73, na Portaria 971 do MS, na instrução normativa 007 do M. A. e nas normas do Ministério do Trabalho. C.B.O. (Terapeuta Homeopata, baseado no Código Brasileiro de Ocupações, C.B.O, nº 3221/25 do Ministério do Trabalho). O código CBO foi estabelecido pela Portaria n° 397, de 09/10/2002, do Ministério do Trabalho e Emprego.